PARCEIROS

 

  “Unirea” National College, Romênia

CNU

“Unirea” National College é uma escola do setor público de estudantes com idades compreendidas entre os 6 e 18 anos e constituída por 85 docentes. Atualmente tem cerca de 1500 estudantes a tempo inteiro, sujeitos a seleção uma vez que há um grande número de pessoas que gostaria de estudar nesta escola. Neste momento existe 41 turmas com os seguintes níveis: 3 de jardim de infância, 6 de 1º ciclo, 8 de 2º/3º ciclo e 23 de Secundário e Educação e Formação Profissional. O papel principal desta escola é proporcionar o treino de competências vocacionais para os alunos de vários níveis de escolaridade, levando ao desenvolvimento de competências académicas e profissionais que possam conduzir os alunos a um percurso universitário.

As taxas de sucesso do colégio localizam-se nos 10% das melhores escolas na Roménia, e a chave para o nosso sucesso é um forte conjunto de valores que é transversal a toda a ação do colégio incluindo à sua atividade transnacional. CNU já integrou, no passado, diversos projectos internacionais inovadores e centrados nas iniciativas dos alunos. Devido ao envolvimento nestes projetos a instituição ganhou o «Prémio Europeu da Escola». CNU está empenhada em desenvolver uma abordagem internacional sólida e sustentável para alargar os horizontes do seu pessoal docente e estudantes.

A CNU oferece um vasto programa de aprendizagens informais e oportunidades de enriquecimento que servem para aumentar a qualidade de vida dos alunos e aqueles dentro da comunidade. Estas oportunidades incluem os voluntários CNU SMURD, a União Estudantes e o BRIT clube entre a pertença a outros grupos informais.

Esta escola acredita que é necessário garantir que os seus alunos, voluntários e profissionais se sentem seguros e valorozados e também apoiados para poderen atingir o seu máximo potencial. A missão da CNU define claramente o seu papel na comunidade, nomeadamente no que respeita a Tirgu Mures e ao Município de Mures bem como a comunidades vizinhas, proporcionando aos estudantes experiências excecionais e cumprindo metas profissionais, pessoais e do emprego.

Classificada a melhor escola do concelho, a CNU tem ainda como objetivo ser um exemplo de excelência profissional que conduza os alunos ao ensino superior e ao emprego como prova da missão que declara. A forma como esta escola lida com os jovens no seu conjunto reflete o seu compromisso de melhorar a vida de todos os intervenientes ligados à organização.

 

Professional Foundation, Romênia

PF

A Professional Foundation é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que foi criada em 1998 com o objectivo de promover a alta qualidade do ensino, a tolerância intercultural, a aprendizagem ao longo da vida, os direitos humanos, a luta contra a pobreza e a discriminação, promovendo a inclusão social.

Esta fundação promove o diálogo intercultural, o trabalho em rede a nível local e internacional e a cooperação internacional.

Esta entidade está aprovada e credenciada pelo Ministério da Educação para "Educação Contínua".

É um membro da Quest (A Associação Romena para a Qualidade de Serviços de Línguas), que é um membro associado do EAQUALS (Associação Europeia para a Qualidade Serviços de Línguas).

Sendo uma organização de proporções médias, mas com um perfil muito ativo esta organizou uma série de eventos que dinamizaram atividades de direitos humanos com crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres e pessoas com necessidades especiais, oferecendo formação e assistência aos mais de 2000 formandos, com ênfase nas novas estratégias de comunicação, bem como nos cursos de metodologia especializada para professores, mentores, jovens, adultos, idosos e estudantes (pré-serviço e em serviço) ao longo dos seus 16 anos de atividade.

Esta fundação garante o fornecimento de ensino da língua inglesa de acordo com os mais altos padrões possíveis através QUEST Roménia, esquema de garantia de qualidade. Através dos projetos EFS, esta entidade abriu um centro de aconselhamento para homens e mulheres desempregados que recebem aconselhamento jurídico e social para poderem iniciar um empreendimento social, tanto em áreas rurais como suburbanas.

Estando muito empenhada na formação dos jovens, esta organização tem-se preocupado com a garantia de qualidade no ensino e Formação Profissionais e com a empregabilidade através dos seus cursos e seminários.

 

Pixel, Itália

Pixel

A Pixel foi fundada em Florença (Itália) em 1999 e, portanto, tem 16 anos de experiência nas seguintes áreas:

1) Organização de iniciativas de educação e formação internacionais

Pixel organiza e ministra cursos de formação internacionais. Uma média de 300 participantes, de toda a Europa, participam nesses cursos internacionais por ano.

2) A submissão e gestão de projectos europeus

A Pixel coordenou e geriu cerca de 70 projectos europeus até ao momento. Alguns dos programas europeus que financiaram os projectos em que Pixel esteve envolvida são os seguintes: Sócrates EAD; Sócrates Minerva, Sócrates Grundtvig, Sócrates Lingua, eLearning, Leonardo da Vinci, Porgrama de Aprendizagem ao Longo da Vida, Departamento da Justiça.

Pixel também coordenou e geriu mais de 30 projectos financiados pelo Fundo Social Europeu (FSE).

3) Organização de eventos e conferências internacionais na área da educação

A Pixel organiza conferências internacionais no domínio do ensino superior e da investigação. Três dessas conferências são organizadas anualmente. Cerca de 250 participantes assistem a cada um dos eventos que representam mais de 50 países, nos cinco continentes.

4) Organização de visitas de estudo internacionais, mobilidade e intercâmbio

A Pixel organizou e conseguiu várias iniciativas de mobilidade internacional atuando como anfitrião e organização intermediária no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, do Programa Leonardo PLM / VetPro / IVT, bem como no âmbito dos projectos financiados pelo Fundo Social Europeu.

A nível europeu, a Pixel desenvolveu acordos de cooperação e parcerias com mais de 500 instituições cooperando na organização e gestão de suas atividades.

 

The Associação Paredes pela Inclusão Social(APPIS), Portugal

APPIS LOGO

A Associação Paredes Pela Inclusão Social (APPIS) foi criada em 2007 por um grupo de 42 empresários que queriam dar a sua contribuição e demonstrar a sua responsabilidade de promover a inclusão social através da educação.

A associação conta com 6 profissionais, embora 3 deles são atribuídas para outra entidade parceira, o Município de Paredes. A APPIS desenvolve um projeto de mediação familiar inovadora em três escolas de 2º ciclo do concelho.

A associação implementa atividades que desenvolvem as competências necessárias, junto dos estudantes e das suas famílias, para alcançar o sucesso escolar.

O objectivo estratégico da APPIS contra o insucesso escolar e abandono escolar é o da prevenção e remediação de fatores de risco através da indução de factores externos de sucesso.

Além disso, a APPIS também desenvolveu, em 2010 e 2011, um projeto chamado Previne Paredes que visa prevenir comportamentos de risco e promover hábitos de vida saudáveis.

A APPIS tem experiência em trabalhar com escolas de em diferentes projectos nacionais e europeus, como por exemplo, projetos de mobilidade Leonardo, transferência de Inovação e ainda Comenius Régio.

Temos também participado num projeto realizado pela Câmara Municipal de Paredes chamado: "Paredes na Rota para a Igualdade", que iniciou em abril a de 2013 e terminou em dezembro de 2013. APPIS participa de debates, cursos de formação, acções de sensibilização, workshops, programas e outros eventos realizados para destino diferentes grupos: jovens, adultos e idosos. Foram envolvidos neste projeto pelo menos 500 participantes.

Nesta associação trabalhamos também com a população cigana e com as famílias em situação de vulnerabilidade social o tema da igualdade, especialmente o que se refere à igualdade de género, que tem sido uma das nossas principais preocupações.

 

Xano Channel Asociación para el desarrollo comunitario, Espanha

XCA 

A associação Xano Channel, foi criada em 2010 e visa criar oportunidades de crescimento para o indivíduo e para a sociedade através da criação de sinergias, ferramentas e metodologias para a divulgação da cultura e da responsabilidade civil dos indivíduos e organizações. As atividades da associação e os seus objectivos são inspirados nos princípios da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres desfavorecidas.

A Xano Channel tem nomeadamente por objetivos:

  • Promoção de acções no contexto do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social de indivíduos e organizações públicas e privadas.
  • A promoção de iniciativas e serviços na cultura das artes de palco, filmes, e a divulgação e promoção de tais atividades em todo o país e na Europa.
  • Promover e organizar eventos culturais, música, teatro, entretenimento, filmes e participar nos mesmos com os seus membros se promovido e organizado por outras associações, públicas e privadas.
  • Prosseguir a qualificação, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento social dos seus membros nas áreas de educação, cultura, entretenimento, turismo, animação, comunicação e artes em geral.
  • Promover e organizar todos os tipos de eventos, tais como reuniões, conferências, feiras, seminários, exposições, cursos que cumpram o objetivo da associação.
  • Promover e estimular iniciativas de educação, formação, orientação, atualizar informação e divulgação.
  • Atribuir bolsas de estudo e organizar estágios e estágios no país e no estrangeiro.
  • Serviços formativos e de orientação financiada e não financiada de acordo com as necessidades de negócios específicas de usuários e do território.
  • Planeamento de programas de formação financiados ou de acordo com público e / ou privado, nacional e estrangeiro.
  • A promoção da mobilidade transnacional através da conceção e gestão de formação no âmbito de programas nacionais e comunitários.
  • Atividades de serviços de agências de viagens do operador turístico, serviços de reservas e actividades conexas.
  • Publicação literária e edição musical, a publicação e distribuição de jornais, boletins, jornais, computador e livros nas áreas de interesse, dirigido a não-membros.
  • Promover atividades, serviços, recreação e lazer, desportos e viagens.
  • Publicidade e pesquisas de mercado.
  • Participação em concursos públicos e privados nacionais e estrangeiros.
  • Acompanhamento no apoio ao estudo e ensino numa perspetiva de remediação.

 

Leonardo da Vinci First Private School, Bulgária

FPSB

A First Private School Leonardo da Vinci está situada na margem direita do rio Danúbio, em Ruse, conhecida pela 5ª maior cidade da Bulgária, numa região desenvolvida do país.

A Escola dispõe de um berçário, ensino primário e ensino secundário pelo que os seus alunos têm idades compreendidas entre os 2 e 19 anos. As aulas são organizadas em 2 turnos: um de manhã e outro de tarde. Os alunos dsão provenientes da cidade e da região, mas também frequentam a escola alunos de origem estrangeira, sendo que estes falam uma variedade de línguas, têm diferentes religiões, vindos de várias culturas e etnias.

Há crianças Turcas, Britânicas Romenas e Russas e jovens que nasceram e viveram em Inglaterra, Espanha, Canadá e Estados Unidos da América, cujos ambos os pais são Búlgaros ou apenas um deles. Muitas das vezes, eles (alunos) têm dificuldades em comunicar em Búlgaro, mesmo sendo a sua língua materna.

O ambiente multicultural em constante mudança e a comunidade apresenta um grande desafio para as escolas da região. A nossa escola tem alguma experiência de aplicação da abordagem curricular transversal, por exemplo, incluindo contos de fadas, jogos, teatro, dança, desportos, atividades criativas, artísticas e ecológicas integradas no processo de ensino.

 

The Institute of Entrepreneurship Development IED, Grécia

IEDG

O Instituto de Empreendedorismo Desenvolvimento IED é uma ONG que foi fundada em 2005, em Larissa, na Grécia. A visão desta organização é a de criar um ambiente que promove o empreendedorismo, a pesquisa e o espírito empreendedor na mentalidade das empresas, a criação de parcerias de longa duração com a sociedade e a comunidade académica.

O objetivo do IED é antropocêntrico e sua preocupação básica é prestar assistência aos cidadãos e aos grupos desfavorecidos, a fim de melhorar o seu lugar na sociedade, aumentando o seu nível de inclusão social.

O IED presta assistência e serviços em matéria de educação, desenvolvimento económico e social, promove os direitos humanos e da democracia e oferece serviços de consultoria e formação para organizações e indivíduos no campo do empreendedorismo, economia social, educação e formação profissional, etc ... , através de fóruns, publicações, conferências / seminários e redes de colaboração com outras instituições e outras atividades.

A sua experiência ao longo dos anos, em ambos os panoramas, nos projetos nacionais e internacionais, tem abordado as questões já mencionadas e permitido a construção de uma vasta rede de contatos em todo o mundo, que serão utilizados para a divulgação do projeto do Instituto, da sustentabilidade do impacto e dos resultados obtidos.